O que são zonas verdes urbanas e qual a sua importância?

 

Os espaços verdes urbanos e em especial os parques e jardins representam fragmentos de ecossistemas com vegetação nativa e exótica e que servem de abrigo permanente ou temporários para muitas espécies animais.

 

Por promoverem uma continuidade ecológica dentro das metrópoles, são essenciais para a sustentabilidade ambiental de qualquer cidade.

As zonas verdes urbanas são por isso cada vez mais assumidas como elementos determinantes para a qualidade de vida nas cidades, por sustentarem e organizarem a malha urbana.

 

A presença de parques e jardins nos centros urbanos representam uma importante possibilidade de vivência e contacto próximo com a natureza, contribuindo para a melhoria do ambiente e qualidade de vida das populações. Assumem um papel preponderante na redução da poluição atmosférica e sonora, fixação de dióxido de carbono, libertação de oxigénio e amenização climática, actuando na estética, no equilíbrio urbanístico e na sua protecção ambiental. Estes são por excelência, locais que promovem as actividades ao ar livre para diferentes públicos, contribuindo para o exercício de uma cidadania responsável no respeito pela natureza, protecção da paisagem e valorização de recursos naturais.