Ameaças ambientais
Perda da Biodiversidade
“Bio” significa “vida” e “diversidade” significa “variedade”. Biodiversidade ou diversidade biológica inclui a variedade total de organismos vivos, de todas as origens, encontrados nos diversos ecossistemas do planeta, o que inclui a diversidade de espécies da fauna, flora e de microorganismos, que mantêm o equilíbrio desses ecossistemas.
Podemos dividir a Biodiversidade em três grandes níveis:
- Genética: Os indivíduos de uma mesma espécie não são geneticamente idênticos entre si. Cada indivíduo possui uma combinação única de genes que fazem com que alguns sejam maiores ou menores, mais escuros ou mais claros, etc.. Assim, a variabilidade genética corresponde à variação dos genes dentro das espécies, o que engloba a variação entre as populações de uma mesma espécie ou a variação genética de uma população especifica dessa espécie.
- De espécies: Baseia-se na diversidade de espécies existentes. Possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie possua características únicas que não são compartilhadas com outros seres vivos. Actualmente, estima-se que o número de espécies identificadas ronde os 1,7 milhões. O número exacto de espécies existentes é ainda desconhecido, contudo, algumas estimativas apontam que possam existir entre 10 a 100 milhões de espécies na nosso planeta.
- Diversidade ecológica ou de ecossistemas: A diversidade ecológica baseia-se no facto de que as populações da mesma espécie e de espécies diferentes interagem entre si formando comunidades; essas comunidades interagem com o ambiente formando ecossistemas, que interagem entre si formando paisagens, que formam os biomas como os bosques, as florestas, os oceanos, os desertos. Cada um deles possui vários tipos de ecossistemas, os quais possuem espécies únicas. Assim, pode dizer-se que a diversidade ecológica diz respeito à variedade de paisagens, biomas, etc.
Principais factores que ameaçam a conservação da biodiversidade:
- Perda e fragmentação dos habitats;
- Introdução de espécies exóticas e invasoras;
- Exploração excessiva de espécies de fauna e de flora;
- Poluição do solo, água e atmosfera;
- Mudanças climáticas.
A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade do planeta. Desta forma, a espécie humana depende da diversidade biológica para a sua sobrevivência. A biodiversidade possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, económico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, é preciso evitar a perda da biodiversidade e cada vez mais preservá-la.